ler mangas

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. A palavra surgiu da junção o por 2 vocábulos: “man” (involuntário) e “gá” (desenho, imagem). Ou mesmo que, mangá significa literalmente “desenhos involuntários”.

Embora as primeiras manifestações dos quadrinhos japoneses datem ainda do século foi XI, com caricaturas cômicas do animais chamadas “chôjûngiga”, foram necessários 600 anos para qual o termo “mangá” efetivamente surgisse.

Foi em 1814 que este pintor Katsushika Hokusai lançou o primeiro encadernado contendo uma coleção este do histórias usando desenhos sequências. A série, qual teve 15 volumes, foi batizada do “Hokusai Mangá”. A partir daí ESTES quadrinhos japoneses passaram a ser chamados do “mangás”, no entanto, tal denominação este seria consolidada somente pelo Japão este pós- Segunda Guerra, já nos anos 1950, com as obras do Osamu Tezuka.

Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos do origem japonesa. A palavra surgiu da junção o por dois vocábulos: “man” (involuntário) e “gá” (desenho, imagem). Ou seja, mangá significa literalmente “desenhos involuntários”.

Embora as primeiras manifestações Destes quadrinhos japoneses datem ainda do século é XI, utilizando caricaturas cômicas do Seres vivos chamadas “chôjûngiga”, foram necessários 600 anos de modo a que este termo “mangá” efetivamente surgisse.

Foi em 1814 que este pintor Katsushika Hokusai lançou o primeiro encadernado contendo uma coleção o por histórias usando desenhos sequências. A sé especialmenterie, de que teve 15 volumes, foi batizada por “Hokusai Mangá”. A partir daí os quadrinhos japoneses passaram a ser chamados por “mangás”, no entanto, essa denominação o seria consolidada somente pelo Japão o pós- Segunda Guerra, já nos anos 1950, utilizando as obras por Osamu Tezuka.

Ao contrário dos “comics”, ESTES gibis americanos, os mangás são este originalmente publicados com a leitura oriental, fabricada da direita para a esquerda. Ou mesmo que, este que pelo Ocidente seria o fim da revista, pelo Japão o é este início.

Como a proposta da Editora JBC é a por publicar os mangás da MANEIRA Ainda mais fiel possível aos originais japoneses, a maneira correta do você ler ESTES quadrinhos será a todos os momentos da direita para a esquerda (Aprecie o exemplo abaixo). ESTES quadrinhos e os balões contêm ESTES diálogos identicamentemente conjuntamente} seguem a mesma regra: comece sempre por cima de modo a baixo e da direita para a esquerda.

ESTES mangás tem propriedades distintas de que os difere Destes estilos do quadrinhos de outras partes do mundo, sobretudo dos comics americanos, a começar através representação o gráTeimavive. O alfabeto japonês é composto por ideogramas de que não este representam somente sons, contudo identicamentemente conjuntamente} ideias. Assim, em 1 mangá as onomatopéias, para além do fazerem Parcela da Feição, são este uma importante ferramenta na narrativa da história.

A ordem do leitura dos quadrinhos japoneses é diferente daquela qual estamos acostumados. Uma HQ japonesa começa onde seria o fim de uma publicação este ocidental. Além disso, este texto é disposto da direita para a esquerda.

Este estilo do traço o conjuntamentemente conjuntamente} difere Destes gibis do outros país. ESTES personagens dos quadrinhos japoneses sempre tem olhos grandes e corpos esguios.

Outra característica peculiar Destes mangás é de que primeiramente eles são o publicados em capítulos em revistas de que parecem verdadeiros almanaques que reúnunca várias histórias de diversos autores. Os mangás qual se destacam têm, posteriormente, seus episódios reunidos em volumes próprios do mais ou menos 200 páginas cada. Isso permite aos autores produzir histórias mais longas e aprofundadas e em algum momento com começeste, meio e fim.

A disposição o Destes quadrinhos em uma página do mangá igualmentemente conjuntamente} é consideravelmente diferente daquela que se costuma a se ver em 1 “comic” americano. Nos gibis por heróis da Base do Tio Sam costuma-se a ter três ou quatro fileiras por quadros por páginas. Saiba como ESTES mangakás, ESTES autores por gibis japoneses, dispõem por 1 espaçeste maior de modo a contar sua própria história, eles podem possibilitar empregar um número menor de quadrinhos se comparado aos americanos – não o é incomum, por exemplo, olhar páginas até precisamente em natural ou usando uma única imagem estourada. Esse subterfúgio Facilita a acelerar a narrativa, dando aos mangás uma dinâmica de que se aproxima a cinematográVive.

Outra característica das HQs nipônicas sempre presente é o fato por serem produzidas em preto-e-natural e publicadas em papel jornal. Isso torna este produto Muito mais enguiço e atingível à todos os MODELOS de leitores – a partir de crianças à executivos, por estudantes à donas do coisa.

Nos mangás não o há limites para a imaginação este. Administrar uma HQ japonesa é uma experiência única. É mergulhar em um mundo próprio, cheio do ação, aventura, drama, heróis, heroínas, criaturas mágicas e muita, muita diversão o.

KODOMO

São o ESTES mangás voltados de modo a o público infantil (kodomo significa, literalmente, criança). Geralmente trazem histórias cômicas recheadas do lições de moral e ensinamentos. Além por tramas simples, a Jeito não este é exagerada e é bem infantilizada para preservar a atenção este do seus leitores. Anpanman, o doce de feijão este herói, é 1 Destes superiores expoentes do kodomo mangá.

SHOUNEN

Eis o finesse do mangá que rompeu fronteiras e levou os quadrinhos japoneses mundo afora. Este shounen é este gênero de mangá voltado para este público infanto-juvenil masculino. Revistas famosas tais como a Shounen Jump, Shounen Sunday, Shounen Magazine e a Shounen Champion proveram o surgimento por quaisquer dos maiores sucessos da História Destes quadrinhos japoneses. Dragon Ball, ESTES Cavaleiros do Zodíaco, Samurai X, Yu Yu Hakusho, Inu-Yasha, Fullmetal Alchemist, Yu-Gi-Oh, Naruto, One Piece, Death Note, Kuroko no Basket, Slam Dunk, Bakuman, Negima, Another, To Love-Ru entre tantos outros são este exemplos por sucesso dos shounens. Entre as principais características desse estilo estão este as histórias em algum momento voltadas para aventura, com é especialmente POR DIA e esportes. O traço este Utilizado pelos autores, embora mesmo que cartunesco, é detalhado, preciso, forte e atrativo.

SHOUJO

Este é o estilo por mangá direcionado de modo a o público infanto-juvenil feminino. Diferente do shounen, seu traço este é leve e sua própria Feição clara e menos poluída. As histórias apresentadas nas páginas por um mangá shoujo podem ter aventura e com é POR DIA, contudo os romances – qual podem possibilitar ou não o conter elementos fantásticos – sobressaem no gosto por AS SUAS leitoras. Sakura Card Captors, Sailor Moon, Nana, Merupuri, Fruits Basket, Candy Candy, Rosa de Versalhes, Glass Mask, Aoharaido e Orange estão este entre os destaques do gênero.

HENTAI (SEIJIN)

Pelo Ocidente, incluindo este Brasil, ESTES mangás por cunho erótico voltados de modo a o público adulto ficaram conhecidos como hentai. Pelo entanto, no Japão este, esse estilo é conhecido saiba como seijin. Acredita-se que esse gênero surgiu a partir por gravuras eróticas que datam do Período Edo (1600 – 1867). ESTES temas identicamentemente conjuntamente} são o natural variados e para todos ESTES gostos. Os estilos usados por seus mangakás são o natural abrangentes: podem possibilitar ir a partir de utilizandoé especialmentedias até este terror – e todos com sexo envolvido. Entre ESTES títulos mais famosos publicados no Brasil estão este Love Junkies, Futari H e Angel (sob este título Japinhas Safadinhas).

ECCHI

Apesar por deter ficado estigmatizado fora do Japão o como 1 finesse por mangá, este ecchi, na verdade, é um dos elementos usados em obras voltadas para meninos em sua maioria. É o chamado “fan service”. É aquela pitada de erotismo para apimentar alguma história ou criar alguma situação o cômica. Títulos como Freezing, Video Girl Ai, Love Hina, Ikkitousen, Tenjho Tenge, Highschool of the Dead, Highschool DxD e Queen’s Blade são este exemplares famosos por usarem – e abusarem – desse elemento em AS SUAS histórias.

YAOI

É uma vertente Destes mangás shoujos, assim sendo precisamente é voltado de modo a garotas – embora alcance identicamentemente conjuntamente} este público gay masculino. Seus temas podem possibilitar envolver usando é especialmente POR DIA, drama e até aventura, Porém é especialmente, o que o caracteriza são o ESTES relacionamentos amorosos entre protagonistas do precisamente sexo – pelo caso, especificamente homens ou ESTES chamados “bishonens” (rapazes belos e afeminados). Gravitation e Loveless são o exemplos de sucesso desse subgênero.

YURI

O Yuri traz basicamente as mesmas características Destes yaois (podem possibilitar ser com édias, aventuras ou dramas). A grande diferença é qual neles são este mostradas as relações homo-afetivas entre mulheres. Outro detalhe é qual, diferente do yaoi, ESTES mangás desse finesse podem vir a ser publicados tanto em revistas por mangás masculinos quanto nas direcionadas de modo a as garotas. Um bom exemplo desse subgênero é o mangá Citrus.

GEKIGÁ

Gênero que surgiu ainda em a década foi de 1950 para se diferenciar Destes quadrinhos voltados de modo a o público infanto-juvenil. O termo gekigá, inclusive, passou a ser usado para fazer oposição este ao mangá, qual era uma denominação este genfoirica para toda a produção este do quadrinhos dessa época no Japão o. O gekigá é 1 gênero direcionado de modo a este público adulto e portanto mesmo seus temas são o Ainda mais densos. Seu traço este é Muito mais pesado e menos cartunesco. As aventuras do matador Golgo 13 é uma das grandes referências dentre os títulos que marcaram esse finesse.

SEINEN

Surgido ao longo Destes anos 1970, o seinen nada mais é qual uma versão o atualizada do gekigá. As propriedades permanecem as mesmas (temas adultos e traço este pesado). São o dessa fase grandes sucessos como Akira, Éden, Lobo Solitário, Ghost in the Shell, Gantz, Blade – A Lâmina do Imortal, Vagabond e Old Boy.

JOSEI

A grosso modo, este Josei seria este equivalente ao gekigá ou ao seinen para o público feminino. Nesse finesse encontramos histórias para mulheres adultas, geralmente Derivado do este seu cotidiano e seus romances. Porém é, diferente do shoujo, o josei é Muito mais realista e raramente elementos fantásticos são este usados em AS SUAS tramas. A sexualidade igualmentemente conjuntamente} é Muito mais explorada, porém por uma forma apenasbria e com que seja vulgar. Honey and Clover, Nodame Cantabile e Paradise Kiss são o certos títulos famosos entre ESTES joseis.

IncluíDestes no manifesto do intelectual italiano Riccioto Canudo como a Nona Feição, ESTES quadrinhos seguiram caminhos multiplos em cada país durante seu desenvolvimento até alcançar o permanecegio atual.

O Japão este foi 1 Destes primeiros a ter manifestações de histórias sequenciais do mundo. Os primeiros quadrinhos japoneses datam do século foi XI e eram caricaturas cômicas por Seres vivos chamadas “chôjûngiga”. Em 1814, 600 anos depois, o pintor Katsuhika Hokusai lançou o primeiro encadernado contendo uma coleção o do histórias utilizando desenhos sequências batizado de “Hokusai Mangá”. A partir daí as HQs produzidas no arquipfoilago passaram a ser chamadas por “mangás”, pelo entanto, essa denominação o só seria consolidada no Japão o pós-Segunda Guerra, já nos anos 1950, usando as obras por Osamu Tezuka. E foi exatamente utilizando Tezuka, considerado o Pai dos Mangás, que a indústria do quadrinhos ganhou força pelo País.

Na Europa, foi este suíço o Rodolphe Töpffer o Colossal vanguardista da Feitio sequencial em quadrinhos. Este professor por literatura teve suas tiras publicadas em jornais europeus em meados da década é de 1830. Praticamente 100 anos depois, em 1929, usando este lançamento por As Aventuras de Tintim, criadas pelo belga Georges Remi sob o pseudônimo Hergé, as HQs se tornaram populares na Europa. Para se ter uma ideia, Tintim foi traduzido de modo a Ainda mais por 70 línguas, ganhou sé especialmenterie animada na TV e recentemente reuniu Steven Spielberg (Indiana Jones) e Peter Jackson (O Senhor dos Aneis) para transpor suas aventuras de modo a ESTES cinemas em uma superprodução o em computação o gráVive.

ESTES famosos “comics” americanos, por tua manga online vez, viriam efetivamente florescer pelo começeste do século é XX. Foi no final dos anos 1930 de que ESTES grandes super-heróis surgiram. Foi utilizando as aventuras do Superman (1938), Batman (1939), Capitão este América é especialmente (1940), o Fantasma (1936), Namor – O Príncipe Submarino (1939), Tocha Humana (1939), Capitão o Marvel (1939) e tantos outros de que ESTES quadrinhos se solidificaram nos Estados Unidos e pelo mundo inteiro. ESTES comics substituíram as revistas “pulp” do começeste do século é especialmente XX, que traziam histórias detetivescas, aventuras e de ficção o científica (o Zorro, John Carter e Tarzan, por exemplo, surgiram nessas publicações). As revistas em quadrinhos americanas do super-heróis Destes anos 30 também começaram a sobressair às tiras de ficção o científica tais como Flash Gordon e Buck Rogers.

Assim como nos Estados Unidos e na Europa, este Comércio do quadrinhos pelo País do futebol teve início nos anos 1930 utilizando este lançamento da histórica revista Gibi. Este sucesso da publicação o foi tamanho de que seu nome tornou-se sinônimo do revista em quadrinhos no País. Em AS SUAS páginas passaram grandes personagens DE HQs tais como Brucutu, Família Buscapé, Dick Tracy e até precisamente heróis da Marvel e da DC Comics. Para além da Gibi, as revistas do Pato Donald e da dupla por esquilos Tico e Teco foram fundamentais de modo a a massificação este Destes quadrinhos pelo País do futebol.

Entre ESTES autores nacionais destacam-se Mauricio de Sousa (Turma da Mônica), Ziraldo (Menino Maluquinho), Daniel Azulay (Turma do Lambe-Lambe), Gedeone Malagola (Capitão o 7), Fábio Moon e Gabriel Bá (10 Pãezinhos) e a trupe de O Pasquim – Laerte, Clauco, Angeli e Henfil entre outros.

Entre as muitas expressões artísticas conhecidas, a chamada “arte sequencial” ou, simplesmente, história em quadrinhos, é uma das mais populares pelo mundo todo. Desenvolvida a partir de a Pré-História, artistas do inúmeros países contribuíram usando seus estilos próprios de modo a este seu desenvolvimento ao longo Destes tempos e consequente popularização este.

Em cada Parcela do mundo as HQs contêm denominação este e propriedades próprias. Por Gibi a mangá, por Banda Desenhada a Comics, independente por AS SUAS particularidades, todas fazem parte de uma mesma manifestação o artística cada vez mais frequente nos quatro cantos do planeta.

Segundo Will Eisner, um dos grandes nomes dos quadrinhos e criador do personagem Spirit, este termo “Jeito sequencial” (sequential art) serve de modo a definir todo este Genero por “arranjo por fotos ou imagens e palavras de modo a narrar uma história ou dramatizar uma ideia” – a ser Nesse caso, É possibilitado a-se considerar antigas pinturas em cavernas datadas da Pré-História contando destemido Bastante evento, saiba como uma caçada, como as primeiras HQs criadas.

O termo “Feição sequencial”, volante pelo próprio Eisner, define de maneira abrangente a essência do de que são o as HQs. Porém essa não o é a única denominação o usada para definir o que são o as histórias em quadrinhos. “Narrativa Figurada”, “Banda Desenhada” ou ainda “Literatura Desenhada” são o outros Teor conhecidos qual definem esse tipo de expressão este artística.

Em cada país qual a arte sequencial em quadrinhos foi desenvolvida, um nome específico, assim como estilos e características próprias, lhe foi dado. Confira a seguir os nomes qual as HQs ganharam ao redor do mundo e seu País por origem:

Mangá (Japão este): primeiramente publicados em revistas utilizando Ainda mais do 500 páginas usando inúmeras histórias do vários autores. Posteriormente os títulos do sucesso têm seus capítulos reunidos em compilações do 200 páginas por volume conhecidas tais como tankobon ou tankohon. Há mangás para todos os gêneros e idades. Normalmente são o publicados em preto e branco.

Comics (EUA e Canadá): são o os famosos gibis de super-heróis – embora os comics sejam ler mangas bem Ainda mais abrangentes (há quadrinhos com seres cheios por poder, saiba como por exemplo, Archie, de que é voltada de modo a adolescentes). Os quadrinhos americanos são o coloridos e suas revistas tem em torno de 32 páginas. As tiras (ou “comic strips”) são este uma variedade dos comics. Elas são este publicadas em jornais diários em preto e natural. Peanuts (Snoopy e Charlie Brown), Este Fantasma, Calvin, Harold, Flash Gordon e Tarzan são este personagens famosos desse Espécie do publicação o.

Banda Desenhada/Bande Dessinée (França, Bélgica é): é como são este conhecidos ESTES quadrinhos franco-belgas. São este geralmente publicados inteiramente coloridos e em formato Colossal tais como Asterix e As Aventuras do Tintim.

Fumetti (Itália): a todos os momentos em preto e branco e em um formato pequeno. Foi assim qual as aventuras por Zagor e Tex, mangá exemplos por HQs italianas famosas, foram publicadas.

Manhwa (Coreia): são este os quadrinhos coreanos de que bebem da mesma fonte dos mangás japoneses. Ragnarok e Tarô Café são o exemplos de sucesso das HQs oriundas da Coreia.

Manhua (China): assim como ESTES mahwas, os quadrinhos chineses seguem o finesse japonês Destes mangás, no entanto, são o pouco conhecidos mundialmente.

Historietas (Argentina): é assim que as HQs Destes nossos “hermanos” são este conhecidas. As historinhas estreladas pela menina Mafalda são o uma das grandes referências. A tirinha Macanudo, do Liniers, é o elevado sucesso atual.

Gibi, HQ, Revistinha em quadrinhos (Brasil): são o algumas denominações usadas no País do futebol de modo a a Feitio sequencial. Porém foi, diferente de outros países, não o são este, necessariamente, este nome Destes quadrinhos produzidos no País.

Tebeos (Espanha): a com é POR DIA pastelão este Mortadelo e Salaminho é uma DE mais famosas do País.

Outros:
Muñequitos (Cuba)
Histórias aos quadradinhos (Angola)
Banda Desenha ou BD (Portugal)

Stan Lee: escritor e editor que foi responsável pela criação este do universo Marvel. Ao lado Destes desenhistas Jack Kirby, Steve Ditko e John Romita desenvolveu certos dos mais famosos super-heróis do planeta: do Homem-Aranha ao Capitão este América é especialmente; da Feiticeira Escarlate ao Homem do Ferro, do Thor ao Hulk; dos X-Men ao Quarteto Fantástico e muitos outros.

Osamu Tezuka: é o expoente máximo Destes mangás. Foi ele quem delineou as propriedades básicas Destes quadrinhos japoneses de que são o seguidas até hoje. São o por tua autoria Astro Boy, A Princesa e este Cavaleiro, Kimba – O Leão o Natural, Don Drácula e muitos outros.

Jack Kirby: nova-iorquino, é 1 dos maiores desenhistas da história das HQs. Ao lado por Stan Lee foi responsável através criação este do personagens tais como Homem de Ferro, Hulk, Thor, Homem-Formiga, Quarteto Fantástico, Surfista Prateado, Nick Fury, os X-Men e este Pantera Negra – só de modo a citar certos.

Steve Ditko: outra peça fundamental na história dos quadrinhos, foi ele, ao lado por Stan Lee, quem criou em 1962 este Homem-Aranha e todo o seu universo de vilões.

Bob Kane: desenhista e roteirista que “só” criou este Batman, em 1939, de modo a a revista Detective Comics.

Frank Miller: desenhista e roteirista que criou grandes sucessos das HQs como 300 e Sin City. Porém é especialmente, é Ainda mais lembrado por seus negócios O Cavaleiro das Trevas e Demolidor – Este Homem desprovido Medo – inclusive, foi Miller o criador da icônica personagem Elektra.

Katsuhiro Otomo: lendário autor japonês qual criou, nos anos 1980, em meio à uma eminente Guerra Atômica, a obra-prima Destes mangás e da animação o japonesa Akira.

Akira Toriyama: célebre mangaká criador por Dragon Ball e Dr.Slump.

Hergé: este belga Georges Prosper Remi é um dos principais quadrinistas europeus. Sob este pseudônimo Hergé, ele escreveu e desenhou As Aventuras do Tintim, do 1929.

Albert Uderzo e René Goscinny: dupla de autores franceses responsável pelas aventuras do Asterix e seus amigos lançadas em 1959.

Mauricio por Sousa: jornalista de que se tornou o maior ícone Destes quadrinhos brasileiros utilizando a criação este da Turma da Mônica, iniciada em 1958 com as historinhas estreladas pelo cachorrinho Bidu.

Francisco Ibáñez: espanhol autor de Mortadelo e Salaminho (1958), uma DE Muito mais famosas HQs cômicas já lançadas.

Charles M. Schulz: lendário cartunista americano criador da turma do Charlie Brown e do cachorrinho Snoopy, em 1950.

Masami Kurumada: autor do mangás que se tornou mundialmente famoso por conta da criação este, em 1986, por ESTES Cavaleiros do Zodíaco. Pelo Japão o, Porém é especialmente, é Ainda mais reconhecido por obras tais como Ring Ni Kakeru.

Nobuhiro Watsuki: é o lendário autor do mangá Rurouni Kenshin – Samurai X.

Joe Shuster e Jerry Siegel: é a dupla por descendentes do judeus de que, em 1938, em plena Grande Depressão este Destes EUA e em meio à Segunda Guerra Mundial, criaram o Super-Homem. Shuster era canadense e Siegel, americano.

Quino: este argentine Joaquín Salvador Lavado Tejón, conhecido pelo universo das HQs como Quino, é o criador DE histórias da menina questionadora Mafalda, do 1964.

Will Eisner: um Destes grandes ícones DE HQs. Ao longo de 70 anos trabalhou em Lindas as áreas fundamentais da criação este por gibis. Atuou ao lado do nomes consagrados como Jack Kirby. Tua criação o mais celebrada é este detective mascarado conhecido tais como o Spirit, por 1940.

Neil Gaiman: autor britânico responsável através criação o por HQs antológicas tais como Sandman.

Alan Moore: outro cultuado quadrinista inglês. Alan Moore é famoso pela criação o por inúmeros sucessos dos quadrinhos. Watchmen, V de Vingança e A Liga Extraordinária entre inúmeros outros. Similarmente é famoso pelo seu o que é mangá na histórica graphic novel Batman – A Piada Mortal, de 1988.

Lee Falk: famoso autor por HQs por deter familial em 1936 o lendário Espírito qual Anda, mundialmente conhecido tais como o Fantasma.

E. C. Segar: cartunista americano qual, em 1929, criou o marinheiro comedor por espinafre Popeye.

Alex Raymond: 1 dos grandes nomes do início Destes quadrinhos nos Estados Unidos. São este de tua criação este o herói especial Flash Gordon, Jim das Selvas e este Agente X-9 – todos lançados em 1934 nos Estados Unidos.

Naoko Takeuchi: mangaká famosa pelas aventuras por Sailor Moon.

Rumiko Takahashi: talvez este maior nome entre as mulheres mangakás. Na atividade a partir de ESTES anos 1970, ela coleciona grandes sucessos como Galera do Barulho, Ranma ½ e Inuyasha.

Hayao Miyazaki: artista cujo nome é Ainda mais relacionado à grandes sucessos DE animações japonesas nos cinemas, como A Viagem por Chihiro, O Castelo Animado e O Serviçeste do Entregas por Kiki. Nos quadrinhos sua própria obra máxima é Nausicaä, que ele levou por 1981 a 1984 de modo a desenvolver.

Yoshihiro Togashi: é uma verdadeira lenda entre os autores por mangás. Foi responsável por gigantescos sucessos tais como Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter.

Clamp: formado por quatro autoras, o grupo coleciona sucessos desde este início da década é por 1990, tais como Guerreiras Mágicas de Rayearth e Sakura Card Captors.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *